Equipa de Investigação

A execução do projeto conta com a participação de uma equipa multidisciplinar com uma experiência de vários anos de estudos desenvolvidos na cultura do olival, quer ao nível da sua proteção, quer ao nível da sua mecanização, melhoramento e química agrícola, tendo sido responsável pela participação da UE em vários projetos e publicações, nessas áreas.

Investigadores afetos à execução das tarefas do projecto

Universidade de Évora

Fernando Trindade Rei, é Prof. Auxiliar da UÉvora, investigador do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) e responsável pelo Laboratório de Entomologia. A sua actividade científica tem se repartido pelo estudo de patógenos (fungos e vírus) e pragas de culturas agrícolas, com especial enfase no estudo da artropodofauna dos seus ecossistemas, na sua utilização como elemento de luta biológica, estudos de diversidade biomolecular e em métodos alternativos à luta química, para a limitação de pragas.
   António Dias é prof. Auxiliar do Dep. de Eng Rural e investigador do  ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas). Os seus temas de investigação centram-se na mecanização das práticas culturais na olivicultura (poda e colheita de azeitona) e no desenvolvimento sustentável de estratégias para a valorização do olival de variedades portuguesas.
   José Oliveira Peça, é Professor Associado do Departamento de Engenharia Rural da UÉvora e investigador do ICAAM. É também responsável pela coordenação do Grupo de Investigação “Maquinaria Agrícola e Eficiência Energética” do ICAAM. As suas principais áreas de investigação centram-se na mecanização de práticas culturais na olivicultura (poda e colheita de azeitona) e no desenvolvimento sustentável de estratégias para a valorização do olival de variedades portuguesas.
   Luis Gomes é investigador de pós-doutoramento no ICAAM. As suas áreas de investigação repartem-se pela ecologia, etologia, eco-etologia e biologia da conservação. Os seus actuais interesses de investigação incluem o estudo dos fatores determinísticos em eco-etologia, modelação e análise ecológica de padrões de atividade e ocupação do espaço por espécies animais, e ainda o efeito das atividades antrópicas sobre a biodiversidade.
   Maria João Cabrita é Prof. Auxiliar com Agregação de Enologia, investigadora do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas), responsável pelo Laboratório de Enologia. Encontra-se envolvida em três áreas principais de pesquisa: tecnologia do vinho envolvendo a química do vinho e da madeira; Origem geográfica e varietal dos azeites;  desenvolvimento de polímeros de molecularmente impressos para deteção de resíduos de pesticidas em azeite.
   Maria do Rosário Félix, é Professora auxiliar da UÉvora, investigadora do ICAAM e responsável pelo laboratório de Micologia do ICAAM. Trabalha há cerca de 20 anos com patogénios da oliveira e as suas principais áreas de investigação têm-se focado na caracterização molecular e na conceção e otimização de testes de diagnóstico molecular para a presença de vírus patogénicos, tais como RT-PCR convencional e multiplex, RT-qPCR, e ainda no estudo das relações entre vírus e seus vectores.
   Patrick Materatski investigador de pós-doutoramento no ICAAM. As suas áreas de investigação têm-se focado na ecotoxicologia, ecologia estuarina, nematodes marinhos e fitoparasitas, e bioestatística. Atualmente encontra-se a desenvolver estudos sobre fungos endofíticos da oliveira e sobre a doença da antracnose da oliveira.
   Raquel Garcia é investigadora de pós-doutoramento no ICAAM e no REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia – UNLisboa). Os seus atuais interesses de investigação centram-se na área da ciência dos alimentos, focando-se no vinho e o azeite. As suas temáticas de investigação abrangem o estudo dos benefícios nutricionais associado ao consumo destes produtos, a sua traceabilidade e autenticidade assim como as adulterações e a segurança alimentar.
   Shakib Shahidian é Prof. Auxiliar da UÉvora, docente de disciplinas ligadas à automação e electrónica aplicadas à agricultura e investigador do ICAAM. É detentor de duas patentes nacionais relacionadas com automação de sistemas de rega e tem dedicado grande parte da sua investigação ao aperfeiçoamento de automatismos na agricultura, especialmente na área do regadio.
   Tânia Nobre é investigadora de pós-doutoramento no ICAAM e possui como principais competências a utilização de técnicas de laboratório microbiano e molecular e de metodologias de reconstrução filogenética e de genética populacional. Os seus actuais interesses de investigação repartem-se pelo estudo das  interações entre hospedeiro-simbionte-ambiente, dos determinantes evolutivos e ecológicos da distribuição das espécies, sobre coevolução e especiação, sobre a estrutura das populações e ainda relacionados com estratégias de interferência baseadas em simbiose.

INIAV – Pólo de Elvas

   Maria Teresa Carvalho, é Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária I.P. no seu Pólo de Elvas. A sua atividade científica tem-se centrado em estudos sobre as pragas e doenças da oliveira, especialmente na mosca-da-oliveira e na antracnose-da-oliveira, e a sua interação com diferentes variedades de oliveiras.

Consultores

As várias tarefas do projeto contam com a colaboração científica dos seguintes consultores:

   Marco Gomes da Silva é Prof. Auxiliar da UNL. A sua actividade científica concentra-se principalmente no desenvolvimento/estudo de métodos avançados de separação em análise orgânica e bio-orgânica, baseados em cromatografia de alta resolução 1D e 2D hifenizada com espectrometria de massa, em técnicas analíticas multidimensionais para a caracterização de matrizes complexas e ainda em metodologias para a caracterização de matrizes de alto valor para a economia nacional.
Maria Teresa Rebelo é Prof. Auxiliar na FCUL e membro integrado do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM).  Tem como principais áreas de investigação a Gestão de Pragas Agrícolas, quer ao nível do estudo da sua biologia quer na utilização de artrópodes em luta biológica (fauna funcional) e ainda em Entomologia Forense.
Pedro Talhinhas é investigador Convidado do LEAF, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. A sua actividade científica tem-se concentrado na Diversidade genética e mecanismos de patogenicidade/resistência em interações planta-fungo, epidemiologia e etiologia, citogenómica, gafa da oliveira e outras doenças causadas por Colletotrichum spp. e por ferrugens (Pucciniales).