Enquadramento
A Comissão europeia adotou o conceito de especialização inteligente para o desenvolvimento de estratégias regionais baseadas nos recursos específicos e na competitividade de cada região. Para a região do Alentejo, o desenvolvimento de produções agrícolas e agroalimentares tecnologicamente evoluídas, ambientalmente sustentáveis e orientadas para a exportação, é um objetivo temático especialmente relevante.
A utilização de fundos comunitários na resolução de problemas fitossanitários associados ao cluster olival, de grande importância para o Alentejo, sendo incorporados nas estruturas de I&D da região, é um elemento incremental para o desenvolvimento da região. Dessa forma, todos os estudos que possam resultar na melhoria e eficácia da proteção do olival, têm especial importância para as regiões olivícolas do Alentejo, maioritariamente de baixa densidade populacional, cujo desenvolvimento é uma prioridade do PAR Alentejo 2020.
Também o incremento da economia verde, como contribuição para o desenvolvimento socioeconómico da região, é um dos objetivos associados ao eixo 8 do PAR Alentejo 2020. Na base dessa economia está a manutenção do espaço/paisagem agrícola da região do Alentejo, um dos pontos de atracão turística da região, onde o olival possui um papel importante, pela sua tipicidade e enquadramento paisagístico. Por esse motivo, é importante que a cultura do olival se mantenha no tempo considerando-se tecnologias de produção mais sustentáveis e com reduzido impacto nos espaços/ecossistemas envolventes, os quais poderiam afetar a tipicidade da paisagem da região. A operação que aqui se apresenta, pretende contribuir de forma significativa com conhecimento e tecnologia (uma patente EPO) que possam permitir métodos de proteção mais eficazes, sustentáveis e com menor impacto toxicológico e ambiental. A própria União Europeia destaca a promoção de alimentos produzidos de forma sustentável e ambientalmente equilibrada, como um objetivo a atingir (http://ec.europa.eu/research/bioeconomy/).
Em consonância, as várias tarefas propostas no âmbito do projeto pretendem contribuir para os objetivos acima descritos pelas seguintes vertentes:
- Desenvolvimento de soluções não químicas para a proteção do olival contra as suas pragas e doenças chave, aspeto muito importante para a sustentabilidade da cultura, contribuindo para a redução do seu impacto ambiental (Tarefas 1 e 2). Porque a proteção do olival contra a mosca-da-azeitona está sobretudo baseada na utilização de inseticidas de largo espectro de ação e tóxicos para a fauna funcional do ecossistema-olival, a sua utilização em Proteção Integrada é muito limitada, sendo necessário o desenvolvimento de outras soluções/métodos de luta não químicos, contra esta praga-chave.
- Melhoria da eficácia dos tratamentos fungicidas aplicados como medida de luta contra a gafa, doença-chave do olival (Tarefa 3), que possam resultar na redução dos tratamentos usualmente aplicados na cultura, com consequente melhoria dos resultados económicos. Contribui-se igualmente para a redução das fontes de carbono (um objectivo societal considerado no PAR e POR Alentejo 2020), associados à sua aplicação (e também produção).
- Contribuição para a manutenção da cultura do olival, na paisagem e na região do Alentejo, ao parametrizar-se o risco associado a uma doença provocada por uma bactéria com grande impacto para o olival (Tarefa 4) – Xylella fastidiosa.
Objetivos
Os temas propostos para estudo no âmbito das quatro tarefas da operação possuem grande atualidade e importância pratica para todos os olivicultores, pois a disponibilidade de novas soluções não químicas para a proteção do olival, ou a melhoria da eficácia dos métodos atuais, contribuirão objetivamente para a melhoria da produção se azeitona e de azeite, tornando-a mais sustentável e ambientalmente mais equilibrada, em sintonia com os objetivos temáticos associados à preservação e proteção do ambiente e promoção da utilização eficiente dos recursos.
Os objetivos previstos são os seguintes e estão organizados em quatro tarefas principais, que a seguir se indicam: